Visitantes

sábado, 8 de janeiro de 2011

Taça Brasil, a competição mais justa do futebol brasileiro

Após a unificação dos títulos brasileiros anteriores a 1971, torcidas rivais a clubes beneficiados abusam de argumentos muitas vezes inválidos e incorretos, um deles é o de que Santos e alguns outros clubes venceram competições com um número de jogos inferior ao dos campeonatos nacionais de hoje. O 10 na Linha explica em detalhes o porque desta tese ser infundada, e espera fazer com que os campeões tenham seu merecido reconhecimentos pelos títulos.

Começamos falando da Taça Brasil de 1959, considerada pela CBF primeiro campeonato brasileiro da história. O Bahia se sagrou campeão com todos os méritos, venceu 9 dos 14 jogos disputados, empatou 2 e foi derrotado 3 vezes. O fato em questão que tentar fundamentar a crítica dos torcedores de outros clubes é que o número de partidas disputadas pelo campeão, é muito inferior aos 38 jogos do brasileirão atual. Mas vamos analisar os fatos desde o princípio.

A Taça Brasil de 1959 contou com os campeões estaduais de 16 estados, em uma época em que o país contava com apenas 20 estados, ou seja: 80% dos estados estavam representados. O critério de classificação para a competição era que os campeões estaduais destes estados teriam uma vaga na Taça Brasil. Logo podemos analisar que o campeonato na verdade não começava ali, começava bem antes, lá nos estaduais e todos os clubes que participavam de estaduais tinham chance de conquistar o título. Por exemplo o Corinthians, se tivesse vencido o campeonato paulista de 1958, com certeza teria disputado a Taça Brasil com plenas chances de títulos. Analisando mais profundamente a questão, temos que a Taça Brasil  teve um número de times participantes, mesmo que indiretamente, muito superior a qualquer outra competição nacional já realizada.

O Santos campeão da Taça Brasil de 1961, por exemplo; eliminou apena América-RJ e Bahia para conquistar o título. Mas nem por isso podemos afirmar que venceu apenas 4 jogos para ser campeão. Os estaduais eram uma espécia de eliminatórias para a Taça Brasil, assim como acontece antes da Copa do Mundo. A FIFA atualmente conta com aproximadamente 200 seleções afiliadas, mas não podemos afirmar que a Espanha campeã mundial de 2010 disputou apenas 7 partidas para se sagrar campeã, já que anteriormente havia uma eliminatória, aonde só os melhores se classificavam. Torcedores de Corinthians e São Paulo não podem usar com argumento o fato do clube da baixada ter disputado apenas 4 jogos, já que também possuiam a chance de ser campeão, desde que batessem o Santos no campeonato Paulista de 1960, que foi disputado por 18 equipes e teve o Santos como campeão após 306 partidas.

O argumento infudado, repito, é parte de uma tese para degradação e menosprezo aos títulos conquistados por equipes rivais, um equívoco muitas vezes cometido, já que não analisam as chances que seu clube também teve para conquistar o título. Vamos dar outro exemplo: O Santos se sagrou campeão Paulista de 1962, bateu o São Paulo na decisão pelo placar de 5 a 2, detalhe: no Pacaembu. O Santos obteve o caneco e o direito de participar da Taça Brasil de 1963 como representante do estado de São Paulo, logo podemos dizer que era a melhor equipe do estado. Caso o tricolor houvesse conquistado o título, seria dele a chance de entrar diretamente na semi-final daquela competição e conquistar o título brasileiro, ou será que não é justo? Os estaduais com maiores níveis de dificuldade pela ordem são teoricamente: Paulista, Carioca, Gaúcho e Mineiro. Nada mais justo que os campeões de RJ e SP entrarem na semi final e os de MG e RS nas quartas. Ou teriam um peso igual ao do campeão do Amazonas? por exemplo.

Outro fator que pode ser considerado é que o número de equipes participantes é praticamente igual ao dos campeonatos brasileiros atuais. Muitas vezes até superior, como nos casos das competições de 1964 a 1968.

Confira abaixo a lista com o número de participantes de cada edição da Taça Brasil


1959 - 16 participantes
1960 - 17 participantes
1961 - 18 participantes
1962 - 18 participantes
1963 - 20 participantes
1964 - 22 participantes
1965 - 22 participantes
1966 - 22 participantes
1967 - 21 participantes
1968 - 23 participantes

Nos dias atuais, mesmo que o América de Natal por exemplo, tenha a melhor equipe do país, não pode chegar ao título brasileiro, já que não se encontra na série A, teria que ter primeiramente o acesso a série superior, o que não acontecia na Taça Brasil, onde o melhor sempre vencia, já que todos tinham chances iguais de chegar ao título.

Sendo assim, a Taça Brasil uma das competições mais justas e democráticas do futebol brasileiro. De Operário a São Paulo, Guarani a Comercial, todos tinham sua chance de se sagrar campeão, e participaram mesmo que indiretamente destas competições.

Santos campeão da Taça Brasil de 1965

Um comentário: