Visitantes

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pontos Corridos ou Mata-Mata?

Mata mata ou pontos corridos? a polêmica volta à tona nesse campeonato brasileiro de 2010. Com suspeitas de entrega de jogos por parte dos rivais do Corinthians; São Paulo e Palmeiras, boa parte da torcida corintiana e torcedores de outros clubes insistem pela volta do mata-mata. O mata-mata é utilizado nos campeonatos nacionais há muito tempo, desde os primeiros torneios realizados no país, entre eles Taça Brasil, Robertão e Taça de Prata, assim como o Campeonato Brasileiro de 1971 a 2002. Em 2002 um fato curioso acabou servindo como um incentivo ao fim do mata-mata (Veja matéria ao fim da reportagem), o Santos que havia terminado em 8º lugar na primera fase acabou sendo campeão.

Para muitos defensores do mata-mata, o campeonato nesses moldes possibilita mais emoção e reduz as possibilidades de entregas de jogos para prejudicar rivais, já que nenhum clube entregará um jogo precisando vencer. Alguns também dizem que essa fórmula de disputa traria mais emoção com decisão, semi final, estádios lotados, etc. Já os defensores dos pontos corridos alegam que o campeonato nesse sistema se torna mais justo, pois o clube que mais pontuou é o campeão, e também pode trazer emoção como o caso de 2009 onde cinco clubes chegaram à ultima rodada com possibilidades de título, e em 2010 quando Fluminense, Corinthians e Cruzeiro disputam a ultima rodada domingo que vem podendo levar o caneco. Outro ponto favorável aos pontos corridos é a disputa contra o rebaixamento que muitas vezes prossegue até o final da competição e se torna mais emocionante rodada a rodada.

Agora só nos resta esperar, a CBF em breve deve se pronunciar sobre a fórmula de disputa do campeonato de 2011. E você? prefere qual dos dois sistemas?



Santos em 2002, campeão graças ao mata-mata
 





















Campeonato Brasileiro de 2002

O Santos comandado pro Emerson Leão e guiado pela dupla Diego e Robinho quase ficou de fora das Quartas de Finais, bastava uma vitória do Coritiba sobre o já rebaixado Gama na última rodada para eliminar a equipe praiana, porém o clube do Distrito Federal aplicou uma sonora goleada sobre os paranaenses, 4x0, classificando assim o Santos para a próxima fase.

O São Paulo havia se classificado em primeiro com 52 pontos, com 5 pontos de vantagem para o vice líder São Caetano, e 13 pontos de vantagem sobre o último classificado, o Santos. O regulamento mandava que o primeiro colocado enfrentaria o oitavo nas quartas de finais, o segundo enfrentaria o sétimo e assim em diante. Em Novembro de 2002 Santos e São Paulo entraram em campo pelas Quartas de Finais em dois jogos, valendo vaga na semi-final, o São Paulo era mais do que favorito, afinal o Santos tinha se classificado no sufoco e o São Paulo isolado na liderança. O inacreditável aconteceu, o Santos bateu o São Paulo nas duas partidas (Vila Belmiro e Morumbi) e avançava para enfrentar o Grêmio na semi final que havia se classificado em 5º. Dois empates eram o suficiente para a equipe gaúcha, mas os meninos da Vila aplicaram sonoros 3x0 no tricolor gaúcho que não conseguiu reverter a vantagem em casa e via o Santos até então surpresa seguir rumo a final para encarar o Timão.

O Corinthians vinha como favorito a final, mesmo o Santos não sendo mais surpresa pelo bom desempenho no mata-mata, o Corinthians era apontado por muitos como futuro campeão, havia se classificado em 3º e goleado Atlético Mineiro por 6x2 em uma dupla vitória ( 2x1 no Mineirão) e passado em cima do Fluminense devido a vantagem de ter se classificado melhor. Em 8 de Dezembro de 2002, Santos e Corinthians entraram em campo pela final, no Morumbi, primeiro jogo da decisão, os meninos da Vila não se intimidaram e aplicaram 2x0 sobre o Corinthians. No jogo de volta emoção até o final, quando o Santos perdia por 2x1 e bastava apenas um gol para o Corinthians sair campeão, no finzinho dois tentos assinalados por Robert e Elano garantiram o Santos como campeão brasileiro de 2002.

Um sentimento de surpresa pairou sobre todos que assistiram aquele campeonato, e ligou um alerta na CBF sobre a utilização do Mata Mata, que em 2003 acabou e deu lugar aos pontos corridos como fórmula de disputa do Brasileirão.




Um comentário:

  1. Mata-mata > pontos corridos.

    Mata-mata nu tem isso de entregar na reta final.

    ResponderExcluir