Visitantes

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Qual é a liga nacional mais disputada do mundo?

O Campeonato Brasileiro nos moldes atuais de pontos corridos, começou a ser disputado em 2003, de lá para cá foram nove edições concluídas. Em 2003, o campeão Cruzeiro somava 100 pontos, em 46 partidas disputadas naquela edição e terminava a competição com 13 pontos de vantagem em relação ao vice líder, o Santos. O fato gerou muitas reclamações por parte de torcedores e jornalistas, com relação à falta de emoção e competitividade de uma competição que vinha sendo disputada a mais de 30 anos no formato de mata-mata.

Nove anos depois da primeira edição, o campeonato brasileiro vem mostrando constante evolução quando o quesito é " disputa acirrada ". A maior prova disso foi o campeonato brasileiro de 2009, quando o campeão só foi decidido na ultima rodada, com 05 equipes chegando com chances de títulos na ultima partida. O campeão na ocasião, o Flamengo, terminou com uma vantagem de apenas 05 pontos em relação ao quinto colocado, o Palmeiras, que acabou ficando fora da Libertadores da América.

Com base nos resultados das três ultimas temporadas, nas 07 principais ligas nacionais ao redor do mundo, o 10 Na Linha publica a análise estatística que mostra qual é a liga nacional mais disputada do mundo, confira abaixo.

O ranking levou em consideração as três ultimas edições concluídas das sete principais ligas nacionais ao redor do mundo. São elas: Camp. Alemão, Camp. Brasileiro, Camp. Espanhol, Camp. Francês, Camp. Inglês, Camp. Italiano, Camp. Português.

As pesquisas se concentraram em três quesitos: Porcentagem média de pontos necessários para ser campeão, porcentagem média de pontos necessários para escapar do rebaixamento e diferença média de pontuação entre o primeiro e o quarto colocado da mesma edição.

Porcentagem de pontos conquistados pelo campeão

1 - Camp. Brasileiro - 61,00%
2 - Camp. Francês - 69,00%
3 - Camp. Italiano - 72,66%
4 - Camp. Alemão - 74,00%
5 - Camp. Inglês - 74,33%
6 - Camp. Espanhol - 86,33%
7 - Camp. Português - 86,66%

* Nesse caso, os campeonatos com menores porcentagens de pontos conquistados pelos times campeões, demonstram uma maior competitividade e disputa acirrada entre os clubes. Como não acontece por exemplo nas ligas portuguesa e espanhola, onde os próprios números mostram que os times campeões conquistam uma quantidade enorme de pontos, demonstrando fragilidade das outras equipes.

Porcentagem de pontos conquistados pelo primeiro clube na zona de rebaixamento

1 - Camp. Brasileiro - 37,33%
2 - Camp. Espanhol - 35,33%
3 - Camp. Francês - 33,33%
4 - Camp. Italiano - 31,66%
4 - Camp. Alemão - 31,66%
6 - Camp. Inglês - 30,66%
7 - Camp. Português - 27%

* As estatísticas mostram que o campeonato brasileiro também é o mais disputados quando o assunto é fugir da zona de rebaixamento. No Brasil, a média de pontos para o clube escapar da zona de rebaixamento nas três ultimas edições, deve ser acima de 37,33%, enquanto que em Portugal a média necessária nao ultrapassa os 27%. O campeonato espanhol se mostra mais disputado quando o assunto é fugir do rebaixamento, enquanto os campeões sobram nas competições, para fugir do rebaixamento a disputa é mais complicada, como mostram os números acima.

Diferença de pontos do campeão para o quarto colocado

1 - Camp. Brasileiro - 7,66 pontos
2 - Camp. Francês - 14 pontos
3 - Camp. Alemão - 15,66 pontos
4 - Camp. Inglês - 16 pontos
5 - Camp. Italiano - 17,66 pontos
6 - Camp. Português - 27,33 pontos
7 - Camp. Espanhol - 37,33 pontos

* O campeonato brasileiro também fica em primeiro lugar quando a análise é feita em relação a diferença de pontuação entre o primeiro e o quarto colocado. Já o campeonato espanhol, assim como o português mostram um abismo entre o campeão e o ultimo clube classificado para as principais competições continentais, na maioridade ligas.

- Vale lembrar que em Portugal apenas 16 equipes disputam a primeira divisão, e apenas 02 rebaixam.
- Na Alemanha 18 equipes competem na primeira divisão.
- Nos demais países a competição é disputada por 20 equipes e com 03 clubes rebaixando em cada uma, com exceção do Brasil, onde rebaixam 04 equipes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário