Visitantes

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LIBERTADORES / SULAMERICANA - Vexames Brasileiros na Competição

Após a eliminação corintiana para o frágil Tolima da Colômbia, o 10nalinha publica uma lista de outros vexames que já aconteceram nas Copas Libertadores e Copa Sulamericana envolvendo clubes brasileiros contra clubes de menor expressão. Confira abaixo:


1964 - Taça Libertadores da América / Bahia x Dep Itália

O Bahia enfrentaria na fase preliminar o modesto Dep Itália da Venezuela, sem muita tradição continental até os dias atuais, os venezuelanos disputariam a partida em casa, nada que assustasse o clube brasileiro, que se considerava favorito à classificação. Era pra ser apenas um jogo, mas como a primeira partida terminou empatada em 0 a 0, um jogo extra foi disputado, para a surpresa dos baianos, que acabaram derrotados por 2 a 1, e foram eliminados da competição.

1971 - Taça Libertadores da América / Fluminense x Dep Tália


Tarefa mais fácil impossível, basta ao fluzão bater o mesmo Dep Itália por um placar magro, 1 a 0 bastava. O jogo era no Maracanã, o atual campeão brasileiro havia goleado o mesmo adversário menos de um mês antes, por 6 a 0 na Venezuela, vencido o Palmeiras na estréia em em São Paulo por 2 a 0 e vinha liderando o grupo, após ter vendido o Dep Galícia duas vezes, dentro e fora de casa. O clima era bom, o Fluzão venceria fáicl acreditavam seus torcedores, mas em campo não foi isso que se viu, o Fluminense apagado foi derrotado pelo time venezuelano, 1 a 0, vezame histórico que abalou o time, que acabou perdendo para o Palmeiras na última partida, e foi eliminado da competição.

 

1989 - Taça Libertadores da América / Internacional x Olímpia

O Internacional vinha massacrando os adversários, após uma primeira fase não tão boa, onde se classificou em 3º em um grupo de 4 times, o clube gaúcho embalou no mata-mata, nas oitavas eliminou nada mais nada menos que o Peñarol, com duas vitórias, incluindo uma por 6 a 2 em Porto Alegre. Nas quartas o adversário era o Bahia, um empate em 0x0, e uma vitória magra serviram para classificar o clube gaúcho. Na semi final o Olímpia passou pelo caminho colorado, 1 a 0 Inter em Assunção e vaga praticamente encaminhada para a decisão. Mas em Porto Alegre o clube gaúcho não aguentou os paraguaios, o jogo terminou 3 a 2 e a vaga foi conquistada nos pênaltis para os paraguaios, para a decepção dos colorados, que ainda viram o Atlético Nacional (Colômbia) se sagrar campeão em cima do Olímpia.

1994 - Taça Libertadores da América / Cruzeiro x Unión Española

O clube mineiro podia não ser lá essas coisas na primeira fase, mas carregava a estrela de um título da Libertadores. Porém não serviu para intimidar o clube chileno que venceu por 1 a 0 em Santiago, no jogo de volta para desespero da torcida mineira, 0 a 0 e eliminação precoce do clube celeste nas oitavas.


2002 - Taça Libertadores da América / Atlético/PR (Fase de grupos)

O atual campeão brasileiro vinha confiante, ainda mais pra quem iria pegar um grupo considerado fácil com América de Cali, Olmedo e Bolívar. Logo na estréia o susto, o Atlético derrotado em casa por 2 a 1 para o Bolívar. Na segunda partida, nova derrota, dessa vez para o Olmedo no Equador 2 a 1.

Nos jogos seguintes, o Atlético não conseguiu se recuperar e empatou em casa com o América de Cali (1x1), fora de casa com o Bolívar (5x5). A única vitória veio sobre o Olmedo na Arena da Baixada (2x0), e pra fechar a participação um vexame histórico, goleada dos colombianos no estádio Pasqual Guerreiro, 5 a 0 e fim da participação paranaense na Libertadores 2002.

2002 - Taça Libertadores da América / Flamengo (Fase de grupos)

A Taça Libertadores de 2002 não trás boas recordações para os brasileiros, além da eliminação precoce do Atlético, o Flamengo também caiu na primeira fase em um grupo que tinha Once Caldas, Olímpia e Universidad Católica. O rubro-negro parecia irreconhecível atuando fora de casa, sofreu três derrotas longe do Maracanã. Lanterninha do grupo, o Fla se despediu da competição que não conquistava desde 1981.

2003 - Taça Libertadores da América / Grêmio x Independiente Medellín

O clube gaúcho vinha bem na competição, havia se classificado em primeiro do grupo e eliminado o Olímpia nas Oitavas. Diante dos colombianos a situação foi outra, um empate de 2 a 2 em casa e derrota por 2 a 1 fora eiminou os gremistas, que viram os colombianos serem eliminados pelo Santos nas semis, com duas vitórias brasileiras.

2003 - Copa Sulamericana / Santos x Cienciano

O Santos que havia eliminado Internacional, Flamengo e São Caetano tinha uma simples missão: passar pelo fraquíssimo Cienciano do Peru pelas Quartas de Finais. Na primeira partida na Vila Belmiro empate em 1 a 1, no jogo de volta em Cusco, derrota por (2 a 1) e fim do sonho santista de conquistar outro título Sulamericano após 6 anos. O peixe havia perdido a final da Libertadores para o Boca Juniors alguns meses antes.

2004 - Taça Libertadores da América / Cruzeiro x Deportivo Cali

O Cruzeiro havia feito uma boa primeira fase, se classificando em primeiro, porém nas oitavas uma vitória pra cada lado diante do Dep Cali e eliminação nos pênaltis para o time colombiano.

2004 - Copa Sulamericana / Santos x LDU

Um ano após a surpreendente eliminação pelo Cienciano, o Santos volta a Copa Sulamericana, com Robinho, Diego e Cia, o peixe que havia passado por Paraná, Flamengo e São Paulo, enfrentaria a modesta Liga Deportiva do Equador. Com duas derrotas surpreendetes (3x2 e 2x1) o Santos acabou eliminado.

2005 - Copa Sulamericana / Corinthians x Pumas

Pelas Quartas de Finais, o timão que tinha passado até então por Goiás e River Plate, enfrentaria o Pumas. Na primeira partida vitória por 2 a 1 em casa. Já no jogo de volta a surpresa, derrota por 3 a 0 para os mexicanos, e fim do sonho da fiel de conquistar pela primeira vez um título sulamericano. Se serve de consolo, o Corinthians acabou campeão do Brasileiro no mesmo ano, em um campeonato repleto de polêmicas.

2006 - Copa Sulamericana / Fluminense x Gimnasia y Esgrima

O Fluzão havia eliminado o Botafogo nos pênaltis, e encararia os argentinos, na primeira partida empate em 1 a 1, mas no jogo de volta 2 a 0 para os argentinos e fim do sonho tricolor.

2006 - Copa Sulamericana / Corinthians x Lanús

O atual campeão brasileiro enfrentava o modesto Lanús da Argentina. Na primeira partida empate por 0x0 em casa. No jogo de volta, goleada argentina (4 a 2) e mais uma eliminação corintiana em solo Sulamericano.

2006 - Copa Sulamericana / Atlético/PR x Pachuca

O Furacão que havia eliminado o rival Paraná, o argentino River Plate e o tradicionalíssimo Nacional do Uruguai vencendo os dois jogos (2x1 e 4x2) vinha como favorito. O adversário eram os mexicanos do Pachuca, mas para surpresa da linda torcida paranaense, duas derrotas acabaram com o sonho do Atlético (1x2 e 1x4). mais uma decepção para os atleticanos que um ano antes haviam perdido a final da Libertadores para o São Paulo.

 
2007 - Taça Libertadores da América / Flamengo x Defensor

Mais embalado impossível, o Flamengo havia terminado a primeira fase com 5 vitórias e um empate, vinha muito bem, mas uma derrota em solo uruguai por (3 a 0) para o 7º melhor segundo colocado, acabou com as chances rubro negras para o jogo de volta. Até venceu (2x0), mas não foi suficiente para apagar o vexame da primeira partida.

2007 - Copa Sulamericana / São Paulo x Millionários
















Nada mais fácil que o frágil Milllionários, o tricolor havia passado por Figueirense e Boca Juniors, tinha uma simples tarefa que conseguiu transformar em pesadelo. Na primeira partida realizada no Morumbi, derrota por 1 a 0, e no jogo de volta 2 a 0 para os colombianos, e eliminação precoce do tri campeão mundial.


2007 - Copa Sulamericana / Vasco x América-MEX

O clube da colina foi mais uma das vítimas dos mexicanos, o Vasco que havia passado pelo Atlético/PR e pelo Lanús acabou eliminado pelo América. Na primeira partida 2 a 0 para os amarelos no México, no jogo de volta, com o baixinho Romário no banco, vitória por 1x0 que não foi suficiente.

2008 - Taça Libertadores da América / Flamengo x América-MEX




O Urubu estava confiante, havia se classificado em primeiro no Grupo 4, segunda melhor campanha da primeira fase (atrás apenas do rival Fluminense). No primeiro jogo no México, vitória fácil por 4 a 2. No jogo de volta aconteceria uma das maiores decepções da história da torcida flamenguista. Maracanã lotado, despedida de Joel Santana que iria comandar a seleção da África do Sul, a torcida fazia festa nas arquibancadas, tudo lindo, se não fosse ele; Salvador Cabañas marcou os três gols em pleno Maracanã e fez o que parecia impossível, o Flamengo estava eliminado da Copa Libertadores (3 a 0).

2008 - Taça Libertadores da América / Santos x América-MEX


A torcida santista estava confiante, enfrentaria o América que havia eliminado um ano antes, nas próprias quartas de finais, seria mais uma classificação fácil, crente que o jogo do Flamengo havia sido obra de puro azar dos cariocas. Engano deles, Cabañas novamente aparece, 2 a 0 para os mexicanos e vantagem difícil para o jogo de volta que o Santos não conseguiu reverter, até venceu (1x0), mas não foi o suficiente.

2010 - Taça Libertadores da América / Flamengo x Universidad de Chile


O Flamengo mais do que ninguém conhece bem as surpresas da Taça Libertadores. Em 2010 foi a vez dos chilenos do Universidad eliminarem o clube carioca. Um Flamengo quase apagado viu Montillo e Cia fazerem a festa e vencerem por 3 a 2 no Maracanã. No jogo de volta o Flamengo até venceu (2x1), mas um golaço do argentino Montillo por cobertura no goleiro Bruno, classificou os chilenos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2011 - Taça Libertadores da América / Corinthians x Tolima

O Corinthians sonhava com o título da Libertadores, tinha no elenco jogadores experientes como Ronaldo e Roberto Carlos, a torcida estava confiante, mas no primeiro jogo empate em 0 a 0 em casa contra o frágil time colombiano, no jogo de volta uma derrota amarga, 2 a 0 para o Tolima e início de uma crise no Parque São Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário